quinta-feira, 20 de novembro de 2008 às 14:57

Sukiyaki Western Django: o velho bang-bang com nova roupa

Sukiyaki Western DjangoO oriente prova novamente que sabe fazer filme e tráz à tona um gênero que estava sendo pouco explorado nessas últimas décadas, revivendo a história de Django, um western espaguete de 1966 e fazendo ponta na história Quentin Tarantino, cidadão que considero um monstro por participar de projetos que incluem referências a filmes antigos do cinema mundial.

É o que acontece com Sukiyaki Western Django (Sukiyaki Western Django, 2007), um filme que conta a disputa das gangues vermelha e branca por um tesouro escondido. Nesse início acontece cenas fantásticas quando um estranho surge na cidade e é forçado pelas gangues a escolher um lado. Numa parte o estrangeiro e uma avó, que cuida do neto que teve o pai assassinado pelos vermelhos, na outra a mãe que se alia aos brancos, tornando-se uma espécie de cortesã do líder.

O longa faz referências ao clássico italiano "Por um Punhado de Dólares" (1966), filme esse que eu não assisti. A trama se desenvolve explicando o surgimento de Django, um herói que vaga pelas cidades arrastando um caixão e dentro dele reside uma potente metralhadora. Seu espírito justiceiro é explicado pela morte de seus pais quando era uma criança.

Sukiyaki Western DjangoSukiyaki Western Django

Sukiyaki Western Django é de certa maneira uma releitura do gênero, pois o herói que vinga e mata todos, peculiar dos filmes de western, não existe e estão todos os personagens em pé de igualdade lutando para sobreviver ou para dominar a região e no meio da guerra os outros personagens tem que escolher que lado lutar.

Sukiyaki Western Django tem uma boa fotografia, cenas eletrizantes e pitadas de comédia. Escrito por Takashi Miike e Masa Nakamura, dirigido por Takashi Miike, o filme é um western que trás toda a cultura japonesa embutida e um modo de história com várias vertentes. Nota 3/5

Atualização em 15/08/09: O nome desse filme no Brasil é "Sukiyaki Western Django".

Clique em play para ver o trailer:

Daniel: Sukiyaki Western Django deve ser bem legal mesmo. Fiquei até surpreso quando os caras do Massaroca (quadro do programa Metrópolis da TV Cultura) recomendaram o filme. Veja o vídeo:

Comentários
2 Comentários

2 [+] :

Luis Almeida disse...

A nota do filme para mim seria um 5, porém por achar o filme com a linguagem que muitos podem achar chato dei um modesto 3.

Daniel Castelo-Branco disse...

Sukiyaki Western Django deve ser bem legal mesmo. Fiquei até surpreso quando os caras do Massaroca (quadro do programa Metrópolis da TV Cultura) recomendaram o filme. Veja o vídeo: http://br.youtube.com/watch?v=NJB6v07UJ3E

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...