domingo, 21 de dezembro de 2008 às 06:00

Os Contos de Beedle, o Bardo: a volta do universo de "Harry Potter"

Os Contos de Beedle, o BardoCom o fim da série Harry Potter e o enriquecimento de sua escritora J.K.Rowling, o universo fantástico que ela criou volta à tona com seu novo livro: Os Contos de Beedle, o Bardo (Editora Rocco, 2008). A proposta do livro é mostrar os contos que permeia a vida dos bruxos quando crianças, contos que contém mensagens e lições de moral, como tantos contos que lemos para nossas crianças.

Tendo 5 histórias escrita por Beedle, o Bardo, é uma coletânea de histórias destinadas às crianças bruxas ao passar dos séculos, porém "como quem conta um ponto aumenta um ponto" eles foram modificados para se adequar melhor a pensamentos atuais de certos preconceitos dos bruxos ou modificados para amenizar aspectos cruéis encontrados em certos contos do livro, por isso que no início é mostrado que o livro foi traduzido do original por Hermione Granger e com notas do professor Dumbledore.

Por ser um livro de contos infantis a autora que fez um bom trabalho com a série Harry Potter mostra que também sabe escrever histórias de fantasias iguais a presente em várias de nossas culturas, e que há muitos anos embalaram e aterrorizaram crianças.

Essa crítica que a autora faz contra a censura e modificação de contos infantis em minha opinião dizem respeito aos contos dos Irmãos Grim que também é uma coletânea de histórias que já existiam na Europa e que por eles foram postos em livros, porém certos contos são bastante macabros e por isso sofreram mudanças, principalmente nas versões de filmes da Disney.

Além de ser uma leitura agradável e rápida (já que o livro é pequeno), Os Contos de Beedle, o Bardo é recomendado até para aqueles que conhecem a série Harry Potter apenas das telas do cinema, e para melhorar a boa imagem da escritora, parte do dinheiro arrecadado com as vendas será destinado ao "Children's High Level Group", entidade que faz campanhas para promover os direitos das crianças e melhorar a vida de jovens em condições precárias. Nota 3/5
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...