terça-feira, 2 de dezembro de 2008 às 22:12

Superman #72 - A Conclusão de O Terceiro Kryptoniano: surpreendente dramaticidade e qualidade narrativa

Superman #72Superman #72 (Panini Comics, Novembro/2008) tem muito mais cara de início de festa do que a DC Brasil tentou nos fazer engolir em "Superman #70" (leia a resenha). Não que toda a revista seja imperdível, mas os arcos ganharam dramaticidade e qualidade narrativa. O mais interessante nessa mudança é que muita gente aproveitou para contestar a pureza das histórias do herói mais ético dos quadrinhos, sempre agindo dentro das regras. Não seria o caso de trilhar o mesmo caminho feito pelo Batman? Muitos esperam um Superman mais violento. Ser bonzinho virou ofensa. Superman #72 está permeado desse conflito, um belo reflexo da falência de nossos valores.

A primeira estória da HQ é a conclusão do arco "O Terceiro Kryptoniano", em que Superman e Batman conseguem chegar até a Kristen Wells, disfarce terráqueo da guerreira alienígena Karsta Wor-Ul. Não gostei do roteiro de Kurt Busiek, talvez porque a sobrevivência de Superman tenha dependido da ajuda do trio formado pela Supergirl, Poderosa e o cachorro Krypto. Além do mais, Amalak pode ser um baita vilão, mas não derrotaria Batman tão facilmente. Os desenhos de Rick Leonardi é outro ponto fraco, pecam pela falta de ousadia.

Em seguida temos a Supergirl, concluindo o arco "Reunião", em que faz uma viagem espiritual e derrota um monstrengo do governo americano. O melhor é o final em que garota reencontra Kal-El e encerra uma fase nos gibis do herói. Como ela foi convidada a integrar a equipe dos "Novos Titãs", acho que não terá tanto espaço na HQ do Superman. Espero que não, suas histórias beiram a superficialidade, sempre se agarrando na capa dos heróis mais conhecidos. Nem mesmo disfarce ela tem, que tipo de herói vive sem um alter-ego?

Em Superman #72 a DC Comics presenteou o leitor com seis páginas dedicadas à apresentação completa da família Superman. Cada personagem é mostrado junto com uma mini biografia. Excelente oportunidade para situar o leitor novato sobre os heróis e os vilões das novas histórias do Homem de Aço. Infelizmente essa explicação demorou, deveria ter vindo junto com a edição que prometia uma "nova era da DC Brasil". Mas antes tarde do que nunca, foi bom ficar situado no contexto do Universo DC.

A última história de Superman #72 vale pela revista inteira. A estréia do arco "Fuga do Mundo Bizzarro", escrita por Richard Donner (roteirista do filme "Superman – O Filme") em parceria com Geoff Johns, mostra o sequestro de Jonathan Kent pelo vilão Bizarro. Excelente história, um tipo de humor macabro que ainda não tinha visto nas histórias do Superman. Melhor ainda é a arte do aclamado Eric Powel. A versão dark dos personagens de Metrópolis é visualmente incrível, dá vontade rasgar a revista e colocar as imagens na parede da sala. Nota 3/5

Outros posts sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...