segunda-feira, 15 de março de 2010 às 15:00

Battlestar Galactica - 1ª Temporada: o recomeço da guerra

Nota 5/5
Battlestar Galactica - 1ª Temporada
Battlestar Galactica - 1ª Temporada (Battlestar Galactica - Season One, 2005-2005) é uma franquia que teve início na televisão em 1978, tornando-se "cult" e adquirindo uma legião de fãs. Essa série de ficção científica é sobre a guerra entre a raça humana e os Cylons, robôs inteligentes criação dos homens, que agora lutam para matar a raça de seus criadores, uma trama em parte parecida com o exterminador do futuro.

Porém do seriado original da década de 70, assisti pouquíssimos episódios, que passa em algum canal da TV por assinatura. O interessante é saber que a franquia foi retomada, em 2003 fizeram um episódio de 3 horas de duração e como a recepção do público foi boa, em 2005 a primeira temporada da série estreou.

Não cheguei a acompanhar direito o seriado na época, por isso resolvi esse ano de 2010 comprar algumas temporadas, comprei 3 graças a uma promoção e em apenas um final de semana terminei de assistir toda a primeira temporada.

Battlestar Galactica - 1ª Temporada Battlestar Galactica - 1ª Temporada

A trama é envolvente e cientificamente embasada, há uma guerra entre robôs inteligentes, naves e saltos a velocidade da luz, porém não temos raios lasers ou tele transportes, ou elementos presentes em outras séries interestelares.

O início da temporada a humanidade está em festa, pois acreditam que um acordo de paz foi feitos com os Cylons e que agora ambas as espécies, naturais ou não, estão livres para traçar seu futuro, por isso a humanidade inicia um programa de desativação das naves e frotas que antes os defendiam e temas de pesquisas antes proibidas como inteligência artificial, voltam ao debate, pois a humanidade teme uma nova onda de máquinas inteligentes e outra guerra.

A nave que será o ponto central de toda a história, a Battlestar Galactica, está sendo desativada e reformada para se transformar em museu, enquanto isso no planeta Cáprica um trabalho de um cientista e sua ajudante está preste a mudar todo o destino da humanidade.

Battlestar Galactica - 1ª Temporada Battlestar Galactica - 1ª Temporada

Para os humanos, os Cylons têm apenas uma forma, de um robô com tudo que o termo traz consigo luzes, cabos e tubos, mas enquanto a humanidade experimentou um tempo de paz e pode se esquecer das guerras, os Cylons pesquisaram maneiras de melhorar sua tecnologia, criando máquinas biológicas idênticas aos humanos e inserindo essas cópias na população.

A ajudante do cientista era na verdade um Cylon e sem saber ele a ajudou a ter acesso aos computadores do ministério da defesa, munindo os Cylons de dados vitais e que seria usado para um ataque massivo.

Será nesse momento que uma nova guerra se iniciará, de um lado os Cylons farão um ataque massivo as 12 colônias humanas, não pretendendo fazer prisioneiros e no outro lado a humanidade que estava viajando pelo espaço que se ligará a nave da frota Galactica e juntos tentarão levar a raça humana apenas pra sua sobrevivência, fugindo dos Cylons e entrando em batalhas eventuais.

Battlestar Galactica - 1ª Temporada Battlestar Galactica - 1ª Temporada

A história não é das mais originais, mas a forma como ela é tratada e os diálogos bem trabalhados a faz ser uma série obrigatória a qualquer pessoa, nela podemos tirar grandes lições de liderança, refletir sobre religião, sobre política, tecnologia, ações humanas e etc.

Nessa primeira temporada a raça humana está apenas fugindo e tentando sobreviver, procurando a terra prometida. E não há nada mais humano do que a perseguição de um sonho, nem que esse sonho venha de uma lenda, talvez por ter tantos paralelos com nossas histórias e ao mesmo tempo fugir dela, Battlestar Galactica seja um seriado único em seu gênero.

Assista ao trailer:

Comentários
1 Comentários

1 [+] :

Luis Almeida disse...

o seriado é expetacular, cheio de acontecimentos, por isso desisti de tentar sintetizar as outras temporadas (2,3,4). Outro ponto que gostaria de registrar, a qualidade dos episódios nos DVD´s é muito baixa, muitos deles em ratio 4:3 e sem audio 5.1 e para piorá a imagem é granulada.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...