sábado, 12 de novembro de 2011 às 11:18

A Árvore da Vida: sonolentas mensagens subliminares para responder dúvidas íntimas do criador

Nota 2/5
A Árvore da Vida
Alguma coisa acontece na vida de um homem quando nasce seu primeiro filho. É como se o mundo sofresse uma incrível transformação. Nesse instante é oferecido ao pai a resposta final para a grande pergunta da humanidade: qual o sentido da vida? Não dá para descrever a sensação desse momento. É como se num piscar de olhos você acordasse com uma vida nova. Crenças são repensadas, planos reformulados, sonhos redirecionados. Nada é igual como antes. O sono, a casa, a escola, a comida, o amor. A existência absorve novas responsabilidades.

Brad Pitt passou por isso recentemente. Assisti uma entrevista em que ele comentava o impacto dessas mudanças. Por isso facilmente me identifiquei com seu papel em A Árvore da Vida (2011). O filme se passa no Texas da década de 50 e conta a história de um pai de família comum, batalhando para garantir um futuro digno aos filhos. Lentamente a história aproxima o ângulo para a relação entre pai e filho. Vários temas são abordados: religião, ciúme, fraternidade, altruísmo, sucesso, fracasso, morte e perdão. Algumas partes são bem surrealistas, como num trecho que mostra o nascimento da Terra.

A Árvore da Vida A Árvore da Vida

Justamente por conta dessas imagens, quase dormi no meio do filme. Achei até que fosse um problema de edição. São longos minutos de cachoeiras, florestas, montanhas, explosões cósmicas, nuvens, fundo do oceano. Parece realmente feito para relaxar. Eu imagino que o diretor Terrence Malick tenha tentado reproduzir a experiência de um feto na barriga da mãe. Pra mim não funcionou. Fiquei impaciente com a monotonia. Depois de longos 20 minutos, a história – propriamente dita – recomeçou. O que também não serviu para espantar o sono, pois são poucos diálogos e a maioria é sussurrada.

Reconheço alguns bons momentos de inspiração em que realmente fiquei comovido. Brad Pitt, Jessica Chastain e Sean Penn são realmente atores incríveis. Tratado como uma polêmica obra-prima, A Árvore da Vida venceu a Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cannes 2011. Certamente possui muitos méritos técnicos e artísticos. Por infortúnio, não estou apto para esse estilo de narrativa tão desfragmentado. Achei que faltou definir um foco, uma linha. Fiquei perdido envolto às mensagens subliminares de auto-ajuda. Pra mim A Árvore da Vida tenta nos vender respostas universais para as dúvidas íntimas do seu criador.

Ficha técnica:
Título no Brasil: A Árvore da Vida
Título Original: The Tree of Life
Ano de Lançamento: 2011
País origem: Estados Unidos
Direção: Terrence Malick
Roteiro: Terrence Malick
Elenco: Brad Pitt, Jessica Chastain, Sean Penn, Fiona Shaw, Kari Matchett, Joanna Going, Kimberly Whalen, Jackson Hurst, Crystal Mantecon, Jennifer Sipes, Brenna Roth
Confira o trailer legendado:


Outras resenhas sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...