terça-feira, 15 de novembro de 2011 às 09:06

Planeta dos Macacos - A Origem: uma épica jornada de sonho, liderança e independência

Nota 5/5
Planeta dos Macacos - A Origem
Ontem foi manchete em todos os jornais: homem é atacado por macacos em zoológico de São Paulo. Além do lado bizarro, esse tipo de notícia sempre gera uma grande curiosidade. O fato isoladamente não representa quase nada. Mas simbolicamente, ser atacado pelo segundo animal na linha evolutiva da nossa espécie acende um sinal de alerta. Ficamos atentos aos perigos potenciais que uma "revolução dos bichos" poderia causar. Os humanos serão superados? Deixaremos de dominar a Terra? Criaremos novos seres vivos inteligentes?

Planeta dos Macacos - A Origem (2011) consegue nos convencer que tudo isso é possível. No filme, James Franco é Will Rodman, um pesquisador do mal de Alzheimer. Durante testes envolvendo aplicação da vacina em macacos, ele consegue melhorar a memória das cobaias. Não só devolvendo o que foi perdido, como tornando-os mais inteligentes. O problema é que o medicamento acaba gerando efeitos colateriais indesejáveis, como um aparente aumento da agressividade nos bichos.

Planeta dos Macacos - A Origem Planeta dos Macacos - A Origem

E homens não gostam de animais inteligentes! Instintivamente os consideramos uma ameça. Há um medo latente que uma nova raça seja capaz de nos subjugar. Planeta dos Macacos - A Origem é perfeito na construção dessa ideia. De forma intimista, esperta e muito sedutora, a história nos convence de sua verossimilhança. Entramos então na jornada épica do macaco César: de filhote a líder revolucionário. O primata usa todos seus argumentos em favor do sonho de liberdade.

O filme remete ao nosso histórico de conquistas e guerras pró-independência. O macaco César se apresenta como o exemplo moderno mais bem acabado de um líder completo. Ele é quase um professor, nos ensinando didaticamente a formação de equipes vencedoras, táticas de combate e psicologia aplicada. Eu fiquei estarrecido. Apoiado numa primazia de efeitos visuais, Planeta dos Macacos - A Origem tem todos os méritos de melhor filme do ano! Por incrível que isso possa parecer.

Ficha técnica:
Título no Brasil: Planeta dos Macacos - A Origem
Título Original: Rise of the Planet of the Apes
Ano de Lançamento: 2011
País origem: Estados Unidos
Direção: Rupert Wyatt
Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver
Elenco: James Franco, Tom Felton, Freida Pinto, Andy Serkis, Brian Cox, John Lithgow, Tyler Labine, David Hewlett, Sonja Bennett, Jamie Harris, Leah Gibson,David Oyelowo
Confira o trailer:


Outras resenhas sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...