sábado, 19 de novembro de 2011 às 06:41

A Ponte do Rio Kwai: superioridade cultural britânica a serviço da velha apologia militar

Nota 1/5
A Ponte do Rio Kwai
O desemprego é um dos responsáveis pelas principais aflições, crises e frustações do homem contemporâneo. Atualmente vivemos um cenário desanimador, especialmente nos Estados Unidos e Europa. Nos mais jovens, surgem as dúvidas sobre talento, competência e utilidade. Sou capaz de produzir alguma coisa? Posso criar? Ajudar? Para viver em sociedade, espera-se que todos contribuam na geração de um bem comum. Ociosos, muitos mergulham numa profunda crise emocional e perdem a razão de existir.

E a melhor maneira de fugir do abatimento é trabalhando. No filme A Ponte do Rio Kwai (1957), esse é o mote usado pelo oficial inglês Nicholson (Alec Guinness) para manter a moral de sua tropa elevada. Eles são prisioneiros dos inimigos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Forçados a construir a tal ponte, decidem empregar seu esforço para demonstrar o que eles chamam de "superioridade britânica".

A Ponte do Rio Kwai A Ponte do Rio Kwai

São quase duas horas de filme, a maior parte do tempo é uma disputa infantil de poder. O britânico tentando convencer o Coronel Saïto (Sessue Hayakawa), comandante japonês do campo de prisioneiros, que os oficiais não deveriam ser submetidos a trabalhos braçais. Incrível a cara de pau! Já os soldados não podiam reclamar do trabalho excessivo, malária, disenteria, beribéri, gangrena, fome, ferimento, picada de cobra e punições ao estilo samurai.

Esse duelo entre a cultura japonesa e o modo de vida britâncio é justamente o ponto central da trama. Mas não gostei do resultado. Na verdade, achei o argumento uma forma descarada de fazer apologia à disciplina militar. Por isso não entendo o motivo de tantos prêmios. Só Oscar foram sete, incluindo Melhor Filme e Diretor. Pra mim, A Ponte do Rio Kwai foi apenas chato, inconsistente e infundado.

Ficha técnica:
Título no Brasil: A Ponte do Rio Kwai
Título Original: The Bridge on the River Kwai
Ano de Lançamento: 1957
País origem: Estados Unidos/Inglaterra
Direção: David Lean
Roteiro: Pierre Boulle, Michael Wilson, Carl Foreman
Elenco: Alec Guinness, Jack Hawkins, William Holden, Sessue Hayakawa, James Donald, Geoffrey Horne, André Morell, Peter Williams
Confira o trailer:


Outras resenhas sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...