domingo, 5 de fevereiro de 2012 às 14:08

Cavalo de Guerra: visão romântica de uma das maiores tragédias da história da humanidade

Nota 4/5
Cavalo de Guerra
Em 1914 estourou a Primeira Guerra Mundial durante a Belle Epóque, período marcado pelo progresso econômico e tecnológico no mundo industrialista burguês da Europa. Inglaterra, França e Rússia entraram num conflito bélico contra Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro. O Velho Mundo finalmente experimentava o poder destrutivo de metralhadoras, tanques, submarinos, aviões e gases venenosos. Diante dessa evolução armamentista, a Grande Guerra marcou o fim da participação de cavalos no campo de batalha. Os animais já não suportavam o peso de blindados e morriam aos milhares.

O último desses equinos deve ter sido o protagonista de Cavalo de Guerra, filme de Steven Spielberg baseado em romance homônimo de Michael Morpurgo, lançado em 1982. É na perspectiva dele que a história se desenrola. Batizado de Joey, o cavalo inicia sua trajetória na pequena fazenda habitada pelo jovem camponês Albert (Jeremy Irvine). Desacreditado, ele consegue treinar o franzino animal na dura tarefa de aragem de terras pedregosas. Nasce daí uma grade amizade. Mas vem a guerra e com ela o recrutamento de homens e cavalos. O futuro então passa a ser apenas um sonho esquecido.

Cavalo de Guerra Cavalo de Guerra

Cavalo de Guerra é um excelente filme. Merece fazer parte de qualquer lista de melhores de 2012. Steven Spielberg é realmente um mestre na arte de mega produções dramáticas. Vários momentos emocionam, nos fazendo refletir sobre o devastador poder de destruição da guerra. Mas ao tempo em que o filme explora a desgraça, também abre espaço para esperança. Há uma cena em que o cavalo Joey fica preso no arame farpado. Uma breve trégua não declarada é promovida por dois soldados inimigos. Juntos trabalham na soltura do bicho. Naqueles poucos segundos de cooperação, surgem afinidades e cordialidade. Uma contundente crítica aos engravatados que assinam a guerra mas nunca morrem por ela.

Embora o filme não tenha a guerra em si como o grande cenário, é sem dúvida uma aterrorizante visão do processo de animalização de homens. Só que para dizer isso não precisava exagerar na humanização de animais. Cavalos mais inteligentes que humanos? Alguns podem acreditar que sim, eu não. Em alguns momentos achei a história pouco plausível. As constantes fugas das trincheiras também tiraram a harmonia do filme. Apesar disso, Cavalo de Guerra apresenta uma visão diferente, sensível e romântica de uma das maiores tragédias da história da humanidade.

Ficha técnica:
Título no Brasil: Cavalo de Guerra
Título Original: War Horse
Ano de Lançamento: 2011
País origem: Estados Unidos
Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Lee Hall e Richard Curtis
Elenco: Jeremy Irvine, David Thewlis, Emily Watson, Peter Mullan, Tom Hiddleston, Niels Arestrup
Confira o trailer legendado:


Outras resenhas sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...