sábado, 11 de fevereiro de 2012 às 15:41

O Homem Que Mudou o Jogo: a vitória da estatística no ganancioso cenário esportivo

Nota 4/5
O Homem Que Mudou o Jogo
Uma das facetas mais obscuras do futebol brasileiro é o processo de compra e venda de jogadores. É sempre a mesma coisa: cartolas com aspirações políticas, agentes especialistas em lobby e empresários em busca de lucro rápido. Assim funciona o multimilionário mercado da bola. Em sua maior parte, as negociatas repetem fórmulas já conhecidas. O nome do atleta é oferecido ao clube, que o põe sobre a mesa enquanto se discutem opiniões. O resultado é a supervalorização de alguns e obscuridade de outros.

Depois que assistir O Homem Que Mudou o Jogo, percebi que essa lógica é idêntica no baseball americano. Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Billy Beane (Brad Pitt), gerente do time do Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa, ele juntou-se ao economista Peter Brand (Jonah Hill) no desenvolvimento de um sofisticado programa de estatísticas para o clube. A ideia é encontrar os melhores jogadores ao preço mais baixo. Quem joga o fantasy game Cartola SporTV sabe do que se trata.

O Homem Que Mudou o Jogo O Homem Que Mudou o Jogo

Apesar do sucesso alcançado, o método científico explorado em O Homem Que Mudou o Jogo deixa claro que nada teria sido possível sem a persitência do protagonista. Foi preciso paciência e constância de propósitos para acreditar que a matemática funcionaria no esporte. O roteiro conseguiu explorar muito bem o drama do insucesso, da pressão por resultados e incredulidade dos dirigentes. Ele também não foge das polêmicas: jogadores tratados como commodities, abandono de atletas após contusões, desespero e incerteza no seio familiar.

Apesar da forte carga emocional, O Homem Que Mudou o Jogo é um filme positivo. Eleva nossa moral ao mostrar um bom sujeito alcançando o reconhecimento, respeito e sucesso. Mais do que isso. O filme deixa entender que mesmo num perversamente ganancioso cenário esportivo, é possível traçar um caminho de princípios, valores e honestidade. Adaptado do livro "Moneyball: The Art of Winning an Unfair Game" (2003), de Michael Lewis, O Homem Que Mudou o Jogo concorre ao Oscar em seis categorias. Eu gostei e considero uma boa aposta para o prêmio máximo.

Ficha técnica:
Título no Brasil: O Homem Que Mudou o Jogo
Título Original: Moneyball
Ano de Lançamento: 2011
País origem: Estados Unidos
Direção: Bennett Miller
Roteiro: Steven Zaillian, Aaron Sorkin, baseados no argumento de Stan Chervin
Elenco: Brad Pitt, Robin Wright, Philip Seymour Hoffman, Jonah Hill
Confira o trailer legendado:


Outras resenhas sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...