sábado, 14 de março de 2015 às 22:48

O Juiz: a natureza do amor paterno em uma sensível, forte e inspiradora lição de vida

Nota 4/5
O Juiz
Muito se comenta que estamos vivendo uma geração de crianças sem limites. Criadas em famílias cada vez menores, com mais apelo ao consumismo e terceirização do processo de interação social. A consequência disso podemos observar com facilidade. Está no noticiário da TV, nas revistas, na internet, na escola e dentro de nossa casa. Filhos mimados, adolescentes cada vez mais agressivos e adultos imaturos. O que fazer? Há um caminho? Quem é o responsável? Qual o custo de transformar essa realidade?

Joseph Palmer (Robert Duvall) mostra que há saída. No filme O Juiz ele é o magistrado que dá nome ao título. Seu filho é Hank Palmer (Robert Downey Jr.), um advogado de muito sucesso. Eles não se falam há anos. Mas quando a matriarca morre, o filho pródigo é obrigado a voltar à pequena cidade em que cresceu para participar do velório. O clima é de hostilidade mútua. Mas pouco antes de ir embora, ocorre um fato que muda o destino de todos.

O Juiz O Juiz

O Juiz é um filme extremamente complexo pela natureza do debate. De um lado um filho que questiona a rigidez da educação recebida. Do outro um pai, que desaprova a conduta rebelde e insensível do filho. Não é fácil. O caminho da educação muitas vezes é longo e doloroso. O filme mostra muito bem isso. Somente um pai com tanto amor, é capaz de sacrificar esse sentimento pelo futuro do filho.

É uma história tão comum e ao mesmo tempo tão incrível. Com certeza um dos melhores filmes do ano. Além de uma grande carga emocional, há intervalos bem programados de alívio cômico. De maneira geral, O Juiz é um filme sensível, forte e inspirador. Uma lição de vida para todos nós. Qual o limite do amor de um pai? Não encontrar uma resposta é o que nos dá esperança na sociedade.

Ficha técnica:
Título no Brasil: O Juiz
Título Original: The Judge
Ano de Lançamento: 2014
País origem: Estados Unidos
Direção: David Dobkin
Roteiro: Nick Schenk e Bill Dubuque
Elenco: Robert Downey Jr., Robert Duvall, Billy Bob Thornton, Vincent D'Onofrio, Vera Farmiga
Confira o trailer legendado:

Outras resenhas sobre o assunto:

Homem de Ferro: a aventura tecnológica que dá início a uma nova geração de super-heróis no cinema (13/09/08)
A Árvore da Vida: sonolentas mensagens subliminares para responder dúvidas íntimas do criador (12/11/11)
Aprendendo a Viver: uma poesia musical sobre sonhos e realidade (18/08/09)
O Lutador: uma explícita e cruel caminhada nos frágeis limites da carne (15/02/09)
A Troca: mãe e filho numa trágica e inacreditável história real (14/02/09)
Gran Torino: um velho e xenofóbico Tio Sam revelando emoções e feridas incuráveis (25/01/09)
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...