sábado, 5 de janeiro de 2008 às 12:59

Os Indomáveis: um duelo de princípios em que é impossível sair moralmente vivo

Os Indomáveis (3:10 to Yuma, 2007) é uma refilmagem do faroeste "Galante e Sanguinário" (1957), baseado em história de Elmore Leonard originalmente publicada na revista Dime Western Magazine, em 1953. Nem sei quanto tempo faz meu último western. Acho que foi "Maverick" (1994) com Mel Gibson e Jodie Foster [se é que esse pode ser levado em conta].

Mas ao contrário dos faroestes que apareceram nos últimos 15 anos, Os Indomáveis volta às origens. Nada de comédia pastelão e heróis engraçadinhos. A conversa aqui é de homem pra homem. No filme, Daniel Evans (Christian Bale) é um fazendeiro que sofre com a estiagem prolongada. O cidadão vive num pequeno rancho com a mulher e dois filhos. Luta para sobreviver meio às dívidas e pressões para ceder suas terras à construção de uma estrada de ferro.

      

Num dos acasos da vida, Dan cruza o caminho da quadrilha de saqueadores chefiada por ninguém menos que Ben Wade (Russell Crowe), o mais temido pistoleiro do Velho Oeste. Pouco depois Ben Wade é pego de calças curtas e acaba sendo preso. Mas não dá para simplesmente matá-lo, o cara é um mito. Ele precisa ser levado até o tribunal de Yuma, no Colorado. Por 200 dólares Dan se oferece para participar da comitiva que acompanhará o fora-da-lei.

Um a um o grupo vai se esfacelando. Ao chegar no destino, Dan e os sobreviventes são surpreendidos pelo bando de Wade, temporariamente liderado por Charlie Prince (Ben Foster). É o início de uma grande batalha de pistolas e espingardas. Destaque para a interpretação debochada feita por Russell Crowe. O bad boy imprime uma dinâmica inovadora na interpretação do vilão sanguinário. Destaque também para a forte atuação de Christian Bale e, principalmente, Ben Foster, bandido na verdadeira acepção da palavra.

            

Os Indomáveis é um clássico faroeste: roupas estilosas, saloon, dançarinas de can-can, xerifes, tiroteios sobre cavalos, trem fumaçento, cidadelas de madeira, chapéus que nunca se perdem, chacinas, demonstrações de habilidade no gatilho. Só faltou um duelo final com aquela tradicional contagem dos passos, gravetos voando ao vento e bangue-bangue. A participação dos índios Apaches também é diminuta, apesar de politicamente incorreto, poderiam ter explorado mais esse tema.

As aventuras de Ben Wade provam que é preciso muito mais que balas para se formar um mito. O pistoleiro imoral deixa um legado de honradez, cavalheirismo e conduta ética. A prova máxima do que digo é a forma como Wade ajudou a transformar Dan Evans em herói. Surpreendente. Os Indomáveis, vivo ou morto, ninguém consegue sair do jeito que entrou. Nota 4/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.


Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...