sábado, 21 de julho de 2012 às 00:00

NBA Jam: o "boomshakalaka" agora em dispositivos móveis

Nota 3/5
NBA Jam
Essa franquia nascida no ano de 1993 traz boas recordações a muitos marmanjos mundo a fora, pois trouxe como proposta uma disputa em quadra de basquete em duplas, enterradas alucinantes, quebra de tabela e personagens inusitados como políticos e celebridades em quadra, num momento em que os jogos de esportes estavam muito sérios. Ela foi ressuscitada no Wii, porém trouxe algumas decisões de projetos que desanimou muitos possíveis compradores (multiplayer on-line) e também surgiu nas plataformas da Apple e Android.

No Android (provavelmente o mesmo valor na Apple Store) o jogo custa R$10,04, não sendo caro, pois serão horas de diversão garantida com direito a um sistema de conquista que cria um replay value muito bom. Nessa versão, diferente da versão para Wii, existe multiplayer on-line, tentei encontrar alguma partida, mas não consegui, pois o jogo não encontrava participante, provavelmente o on-line se restrinja a dispositivos conectados numa mesma rede.

NBA Jam


A base do jogo não mudou muito de 1993 para cá, apenas os gráficos ficaram melhores. Li reclamações sobre a cabeça dos jogadores, que a EA deveria ter se preocupado em chamar os jogadores para uma captação em 3D delas, porém gosto do estilo recorte de revista que possui os rostos dos jogadores, logo essa questão seria pessoal.

A jogabilidade usando o touch screen é uma das melhores que já vi (não tenho muitos jogos, mas é melhor que a do Grand Theft Auto 3) e a possibilidade de efetuar os dribles sacudindo o aparelho também foi uma decisão acertada, porém é uma pena não termos muito controle no quesito enterradas ou arremesso de longe, pois no Wii essas duas jogadas distintas é controlada diferentemente pelo controle enquanto nos dispositivos móveis a ação de enterrar ou pular arremessando toma um ar de aleatoriedade (esse arremesso pulado é inclusive uma das conquista do jogo devido a complexidade desse movimento).

NBA Jam

O NBA Jam está bom, dá para aproveitar bons momentos nele, porém a essência do jogo para mim são as disputas off-line contra adversários humanos, pois não gostei da IA, ela apresenta alguns problemas identificáveis (como o momento em que o jogador adversário não arremessa enquanto seu parceiro não efetua um empurrão no jogador controlado pelo humano e a CPU do time humano também não toma a bola) e existem também uns bugs chatos, quando o jogador faz uma tabela no vazio ou o jogador vira um fantasma e atravessa a tabela vinda da zona morta e enterra.

Se a pessoa não liga muito para detalhes mínimos, NBA Jam para dispositivos móveis não fica nada a dever as versões do passado, até a plateia chapada no fundo está lá, porém a falta de algo desaponta um pouco, pois mesmo um jogo de esporte no estilo do Jam pode trazer novidades, já que ele fornece a possibilidade dos produtores pirarem no game.

Outras resenhas sobre o assunto:

Wii Sports Resort: uma nova e divertida simulação esportiva (27/10/09)
Pro Evolution Soccer 2008: empolgação e adrenalina em mais um golaço da Konami (06/11/08)
Comentários
1 Comentários

1 [+] :

Daniel Castelo-Branco disse...

Não conhecia o jogo. Gostei do bom humor.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...