domingo, 12 de agosto de 2012 às 15:23

Battleship - A Batalha dos Mares: apesar da carga ideológica, uma exuberante invasão alienígena

Nota 4/5
Battleship - A Batalha dos Mares
O cinema é uma ferramenta usada pelo EUA para exercer dominação cultural em todo o mundo. Em alguns países esse poder ultrapassa a fronteira do interesse público. Como mostrado no livro "A Invasão Cultural Norte-Americana", o Tio Sam usa tanto pressões diplomáticas, sanções econômicas e campanhas publicitárias, como ainda operações secretas e intervenções militares. Nesse cenário, os filmes têm o importante papel de implantar subliminarmente em nossas mentes uma espécie de homologação ideológica.

Uma pitada desse método é Battleship - A Batalha dos Mares, um filme claramente financiado pelas Forças Armadas americanas. A história praticamente nos convoca ao alistamento militar. O protagonista é Alex Hopper (Taylor Kitsch), um rebelde oficial naval da marinha. Ele é noivo de Sam (Brooklyn Decker), filha do severo almirante Shane (Liam Neeson). Ao lado dela, do irmão Stone (Alexander Skarsgaard) e da especialista em armas Cora Raikers (Rihanna), o rapaz tentará combater uma misteriosa força alienígena que desembarca na Terra em pleno alto mar.

Battleship - A Batalha dos Mares Battleship - A Batalha dos Mares


A sinopse não empolga, mas Battleship é um filme surpreendente. São muitas cenas de humor. A melhor é o roubo à lanchonete. Outra coisa bacana é a participação ativa da protagonista. A moça deixa de lado o papel de "donzela desesperada" e assume parte da responsabilidade na guerra. Com ela acontece a nobre e corajosa participação de ex-militares, tanto amputados como aposentados. Eles trouxeram uma energia especial à trama. Junto a isso, o filme ganha em conteúdo com citações aos clássicos de Homero e Arte da Guerra.

Só com tanta inspiração para nos fazer esquecer a carga ideológica por trás dos pixels. E o melhor do filme ficou para os aliens. Tanto o exoesqueleto como a concepção humanóide das criaturas são perfeitos. Igualmente bacana é a visão de calor que gera imagens coloridas dos inimigos (estilo "O Predador"). Além, claro, dos exuberantes efeitos gráficos. Por toda essa riqueza estética e inspirados sub-tramas, coloco Battleship entre os melhores filmes de 2012, brincando.

Ficha técnica:

Título no Brasil: Battleship - A Batalha dos Mares
Título Original: Battleship
Ano de Lançamento: 2012
País origem: Estados Unidos
Direção: Peter Berg
Roteiro: Erich Hoeber e Jon Hoeber
Elenco: Taylor Kitsch, Liam Neeson, Alexander Skarsgård, Rihanna, Brooklyn Decker, Tadanobu Asano, Hamish Linklater
Confira o trailer legendado:

Outras resenhas sobre o assunto:

Transformers - O Lado Oculto da Lua: um traumático experimento pavloviano mecanicamente programado (20/08/11)
Distrito 9: Peter Jackson no que sobrou do game "Halo" (07/09/09)
Capitão América - O Primeiro Vingador: yankee imperialista, revela a essência do verdadeiro herói (10/11/11)
A Invasão Cultural Norte-Americana: um verdadeiro manifesto antropofágico de alto teor crítico multifacetado (20/08/05)
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...