quarta-feira, 31 de dezembro de 2014 às 10:13

Guardiões da Galáxia: a aventura espacial mais divertida desde Star Wars

Nota 4/5
Guardiões da Galáxia
Você é responsável por suas atitudes! Essa talvez seja uma das maiores verdades universais. Tudo que fazemos ou deixamos de fazer, molda nosso caráter e ressoa no infinito. Tive uma prova disso essa semana. Sete anos atrás escrevi um e-mail infeliz insinuando a um amigo que ele havia tido um comportamento preconceituoso. Depois de todo esse tempo, ele retornou minha mensagem encerrando a amizade e cortando o diálogo. Claro, se pudesse voltar no tempo, não teria apertado o botão enviar. A história seria reescrita.

Com esse mesmo dilema, logo na primeira cena do filme Guardiões da Galáxia, o menino Peter Quill (Chris Pratt) tem a chance de abraçar a mãe pela última vez. Deitada no leito de morte, a despedida não acontece. O garoto hesita. Essa chance perdida acaba forjando seu espírito para sempre. Daquele momento em diante, o rapaz joga-se de forma inconsequente em todas as aventuras. Certamente influenciado pela ideia da passividade, ele assume um comportamento imprudente em suas decisões.

Guardiões da Galáxia Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia tem um peso muito grande para uma adaptação dos quadrinhos da Marvel. Mas o tom do filme muda radicalmente logo na sequência seguinte. A história dá um salto de 26 anos e mostra o menino adulto. Ele é o líder de um esquadrão formado pela perigosa Gamora (Zoe Saldana), a árvore humanóide Groot (voz de Vin Diesel), o guaxinim Rocket Racoon (Bradley Cooper) e Drax, o Destruidor (Dave Bautista). A turma de vingadores cósmicos tenta recuperar uma perigosa arma capaz de mudar os rumos do universo.

Eu não conhecia os personagens do quadrinho. Talvez por isso Guardiões da Galáxia tenha explodido minha cabeça. No meio do filme comecei a viajar que estava diante de um novo "Star Wars". Realmente são muitas semelhanças. O próprio tom debochado dos personagens, os conflitos psicológicos, a guerra tecnológica, a fusão de culturas planetárias. Mas fiquemos por aqui. Falta uma boa dose de filosofia para colocar os filmes na mesma prateleira. Indiferente a isso, a história tem uma vibe anos 80 perfeita para renovar o espírito nerd e conquistar uma nova geração. Quero mais!

Ficha técnica:
Título no Brasil: Guardiões da Galáxia
Título Original: Guardians Of The Galaxy
Ano de Lançamento: 2014
País de Origem: Estados Unidos
Direção: James Gunn
Roteiro: James Gunn e Nicole Perlman, baseado na obra original de Dan Abnett e Andy Lanning
Elenco: Chris Pratt, Zoe Saldana, Dave Bautista, Lee Pace, Benicio Del Toro, Karen Gillan, Glenn Close, John C. Reilly, Vin Diesel (voz), Bradley Cooper (voz), Josh Brolin (voz), Rob Zombie (voz)
Confira o trailer legendado:


Outras resenhas sobre o assunto:

Os Vingadores: a batalha pré-apocalíptica dos quadrinhos entra para a história do cinema (08/05/12)
Homem de Ferro: a aventura tecnológica que dá início a uma nova geração de super-heróis no cinema (13/09/08)
Star Trek - O Futuro Começa: um grande amálgama político da nossa civilização (29/10/09)
Star Wars e a Filosofia: desvendando um gigantesco amálgama de arquétipos culturais (30/03/10)
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...