segunda-feira, 7 de setembro de 2009 às 21:35

Distrito 9: Peter Jackson no que sobrou do game "Halo"

Distrito 9Os games há algum tempo vêm tomando o espaço (e o dinheiro) do cinema no lucrativo mercado do entretenimento. Sabiamente, ao invés de se tornarem rivais, essas indústrias uniram forças. Games adaptam filmes. Filmes adaptam games. O problema é que a balança anda pendendo pra um lado, pois a grande maioria dos filmes fracassou ao tentar transportar para a tela a dinâmica do joystick. Isso até Peter Jackson – o mago responsável pela trilogia O Senhor dos Anéis – anunciar o "projeto Halo".

Para quem não sabe, "Halo" é um jogo de tiro em primeira pessoa produzido para o console Xbox 360 da Microsoft. Nele o jogador assume o papel de um supersoldado, tendo que enfrentar uma aliança de raças alienígenas. Extremamente premiado e com uma legião de fãs fervorosos, "Halo" talvez seja o maior jogo da história. Não só pela absurda qualidade dos gráficos ou jogabilidade extrema, mas sim porque "Halo" é um dos jogos mais inovadores já criados.

Distrito 9Distrito 9

Por tudo isso, Peter Jackson era a pessoa certa para tentar filmar essa magia. Mas infelizmente o projeto não foi aprovado pelos estúdios. "Halo" então pareceu que iria morrer. Mas até que surgiu a idéia de usar o orçamento que restou para gravar Distrito 9 (District 9, 2009). Jackson ficou com a produção e chamou o sul-africano Neill Blomkamp, responsável pela publicidade do game na televisão, para assumir a direção. Juntos criaram um filme "independente" ao estilo "A Bruxa de Blair".

No mesmo dinâmica do game, o filme conta a história de um nave alienígena que misteriosamente paira sobre Johannesburgo, África do Sul. Os humanos capturam dezenas de aliens e os coloca numa área chamada "Distrito 9". Depois de quase 30 anos, o lugar se transforma numa espécie de favela. Os extraterrestres inclusive traficam armas e drogas (na verdade é apenas comida de gato). O governo então emite uma ordem de despejo (?!), visando alocá-los numa área afastada e confiscar suas poderosas armas. É quando o pau começa.

Distrito 9Distrito 9

Distrito 9 é um filme toscamente incrível. Os aliens entram na história com extrema naturalidade, sem mistérios ou delongas. Nus e crus. Ao final é quase inevitável a comparação com o Apartheid, em que brancos cerceavam a liberdade dos negros. O estilo documental também ajuda a ressaltar essa despretensiosa analogia. Distrito 9 só peca pelo estilo pastelão do protagonista. Ficou divertido, mas o filme acabou perdendo em seriedade. O resultado é uma farofa conceitual ao modo alienígena. Nota 4/5

Confira o trailer clicando no botão play da imagem abaixo.

Comentários
1 Comentários

1 [+] :

Luis Almeida disse...

Halo é um jogo da Microsoft e por isso também tem sua versão para PC, mas seu surgimento foi no XBOX,que competia com o PS2

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...