quarta-feira, 2 de novembro de 2011 às 16:49

Ricardo Vignini e Zé Helder - Moda de Rock: o inimaginável encontro da viola com lendas do rock 'n' roll

Nota 5/5
Ricardo Vignini e Zé Helder - Moda de Rock
No final de 2002, fui chamado a trabalhar em Belo Horizonte. Passei três meses longe de casa. Uma das boas lembranças dessa época é a comida mineira. Todos os domingos percorria o centro da cidade em busca de um boteco com forno à lenha. Certa vez encontrei um lugar com música ao vivo e um bom feijão tropeiro.

O sujeito no pequeno palco improvisado, empunhava uma viola e tocava uma adaptação de "Knockin' on Heaven's Door", seguindo com "Chão de Giz" e "Vila do Sossego". Eu sempre gostei da beleza pura dos instrumentos de corda. Pra mim um dos gênios nesse estilo é Zé Ramalho. E naquela noite esse repertório folk nordestino serviu para aquecer a alma.

Pois nesses dias caiu em minhas mãos o álbum instrumental Moda de Rock - Viola Extrema (2010), da dupla Ricardo Vignini e Zé Helder. Ao som da mais clássica viola mineira, eles desenvolvem surpreendentes versões de hinos do rock 'n' roll. Lendas como Pink Floyd, Jimi Hendrix, Iron Maiden e Sepultura, recebem uma camada brasileiríssima da boa e velha viola matuta.

Para muitos é surpreendente vê dois estilos tão diferentes convivendo de forma tão genial. Mas eu vejo no trabalho de Ricardo Vignini e Zé Helder, algo bem próximo de Geraldo Azevedo, Alceu Valença e o próprio Zé Ramalho. Essa forma de envolver a pegada forte do rock com sonoridades regionais, sempre foi uma excelente maneira de produzir sons modernos e vibrantes.

No álbum Moda de Rock, destaco a versões de "Kashimir (Led Zeppelin), "Master of Puppets" (Metallica), "Mr. Crowley" (Ozzy Osbourne) e "Smell Like Teen Spirit" (Nirvana). É impossível não viajar nos acordes. A cabeça entra em parafuso. Eu torço para que venha logo um volume dois. Quem sabe haja espaço nessa roda caipira para Bob Dylan, The Doors e Rolling Stones. Seria inimaginável! Não pra eles...

Escute o álbum na Rádio UOL.

Outras resenhas sobre o assunto:
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...