segunda-feira, 25 de junho de 2012 às 22:59

As Crônicas de Gelo e Fogo - O Festim dos Corvos: pouca objetividade para preencher lacunas pós-guerra

Nota 3/5
As Crônicas de Gelo e Fogo - O Festim dos Corvos
Ao fim da primeira trilogia da saga literária As Crônicas de Gelo e Fogo, o escritor americano George R. R. Martin declarou que originalmente havia planejado continuar a história dando um salto de cinco anos a partir do terceiro romance. A ideia era dá tempo aos personagens mais jovens e corpo aos filhotes de dragão. A estratégia foi abandonada, tendo o autor escrito um calhamaço com mais de 1500 páginas para preencher a lacuna. Por pressão dos editores, segregou os personagens em dois livros: um centrado em Porto Real e outro ao longo da Muralha.

Esta resenha é sobre a primeira parte dessa jornada, chamada O Festim dos Corvos. O título sintetiza bem a história, pois a narrativa explora a reação dos personagens diante da nova estutura de poder. Aqui, Westeros encontra-se em um cenário pós-guerra, com corpos espalhados pelas estradas e criminosos levando terror aos sobreviventes. Em momentos assim, os seres humanos da vida real costumam se apegar à religiosidade. Não é diferente na ficção.

O Festim dos Corvos explora a fé como nenhum outro até agora. Eu estava bem ancioso para mergulhar nesse novo paradigma da aventura. Porém, depois de algumas centenas de páginas, comecei a achar bem chata a exploração massiva das divindades. Praticamente todos os personagens tiveram que conviver com algum tipo de profeta. O pior deles é Olho de Corvo e seu Deus Afogado. Falta aos homens de ferro carisma para conquistar a empatia do público. É difícil imaginá-los em Porto Real.


Fácil é enxergar Daenerys Targaryen como rainha. Apesar de não ter aparecido nesse volume, o autor começa a preparar Westeros para seu retorno. Nos bares seu nome já é aclamado como a legítima herdeira do Trono de Ferro. Título que atualmente pertence à Cersei Lannister. A loira finalmente consegue eliminar todos os homens ao seu redor e toma para si a regência dos Sete Reinos. A seu modo, move peças e formenta tramas.

Logo a Rainha Velha percebe que a coroa é um fardo pesado demais. Ela ignora o parecer técnico de seu pequeno conselho e toma decisões administrativas e operacionais equivocadas. Se não bastasse, Cersei exagera no protecionismo maternal, plantando sua própria desgraça. O autor trabalhou muito bem essa epopéia, transformando a Rainha em cópia perfeira do finado marido Robert. Quem diria... Logo ele, que tanto era odiado. Doce ironia regada a vinho e reclamação de direitos sexuais com suas aias.

Odiada e abandonada, cheguei a ter pena de Cersei. Dando tempo, espero que ela evolua nos próximos livros. Basta seguir o exemplo do irmão Jaime. É sem dúvida o personagem que mais cresce. Está quase se transformando em herói. Será possível esquecer um passado tão terrível? Difícil acreditar, mas é certo que o Regicida tem mostrado um senso crítico similar ao caçula Lannister. O fechamento do arco dá indício de desfecho shakespeariano.

Quem não corre esse risco é a menina Arya Stark. Avessa à paixonites, ela abandona seu passado para ser aceita como noviça pelos Homens Sem Rosto de Bravos, na Casa Preto e Branco da Cidade Secreta. É realmente incrível a jornada dessa garota. O texto transparece uma força sobrenatural da personagem. De longe a grande heroína! O Festim dos Corvos é o livro dela. Minha favorita a tomar o reino e declarar anarquia geral!

Arya diverte, assim como o corvo Samwell. Sua viagem pelos mares traz boas reflexões. Apesar disso, achei muito pouco para um livro tão grande. Senti que a necessidade de esticar a história obrigou o autor a desenvolver personagens ruins, de terceiro escalão, como a comitiva conduzida pela donzela Brienne. Perdidos e sem destino, nada agregam à trama. Por tudo isso, O Festim dos Corvos vai ficar marcado por essa falta de objetividade. Para os fãs resta o consolo da qualidade técnica, mantida impecável.

Ficha técnica:

Título original: A Song of Ice and Fire: A Feast for Crows
Título no Brasil: As Crônicas de Gelo e Fogo - Festim dos Corvos - Volume Quatro
Editora: Leya
Autor: George R. R. Martin
ISBN: 9788580443769
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 644
Acabamento: Brochura

Outras resenhas sobre o assunto:

As Crônicas de Gelo e Fogo - A Dança dos Dragões: o patamar inexpugnável de mil personagens (11/07/12)
As Crônicas de Gelo e Fogo - A Tormenta de Espadas: carnificina real numa guerra de coragem e covardia (04/06/12)
As Crônicas de Gelo e Fogo - A Fúria dos Reis: uma sanguinária corrida entre homens e deuses (18/03/12)
As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos: uma intrigante aventura épica de poder e conquista (04/03/12)
O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel: o primeiro livro da fantática aventura (09/06/07)
Comentários
0 Comentários

0 [+] :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for Blogger...